sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Meu futuro logo alí !



Psicologia: psiché (alma) + logos (razão, estudo) = O estudo da alma.

O sonho da tão esperada faculdade, prestes a se concretizar, nada mais pode tirar de meu interior a certeza de que EU NASCI pra isso!
Pra muitos uma profissão fácil, que só pensa em tirar o dinheiro das pessoas por minutos de "desabafos", mas a Psicologia vai além disso...é por amor ao próximo, pela vontade de ajudar, de entender, quando nem mais a pessoa se entende e se vê perdida aqui nesse mundo de loucos. Não que esses profissionais dêem a resposta para tudo que há na vida, na verdade eles não dizem nada, dão uma força para a pessoa descobrir por si só o que se faz pra cantar a beleza da vida, pra não mais ter tanto medo de viver, de sonhar, de querer!
Por mais que a ética profissional exija do Psicólogo uma conduta que separe a vida do paciente de suas incertezas, histórias, e construções de conceito, é impossível olhar para um ser humano a beira de uma depressão, por acontecimentos na vida pessoal e não ter compaixão, não se por em seu lugar, e não pensar o que faria naquela situação...em como seria se fosse com você, com seu pai, sua mãe, seu filho. É...não é tão simples sentar em uma cadeira e escutar os medos, as aflições, as ansiedades, as culpas, os rancores, ódios, trejeitos de uma pessoa que você não conhesse, mas mesmo assim quer vê-la bem, em algum momento a cabeça pira e você se vê precisando de uma ajuda também, mas calma aí, paro e penso "Não sou eu que sou o Psicólogo?", pois é ta aí o grande mistério da Psicologia, doar-se ao próximo mesmo que todos os anos que você tenha estudado não sirva como fonte para seus desesperos, pois você também necessita de ajuda, mas não tem como parar de frente pro espelho e se auto-avaliar. E esse é o mais gostoso, eu não quero me entender, aliás, eu não preciso me entender, eu quero é ajudar o ser humano a sair de seus próprios labirintos, de suas próprias invenções de desespero, quero poder tirar as mãos de meus ouvidos e não ter que ouvir gritos de socorro por onde passo, por cada rostinho aflito que vejo nas ruas da vida, eu quero que eles se encontrem, tenham maturidade para assumir que precisam de ajuda e a aceitem, mas também que tenham humanidade para perceber quando já pode caminhar literalmente sozinho, sem nenhum ombro-amigo profissional para escutá-los, e deixar que outros também tenham espaço para aceitar a ajuda e que não passem pelo o que eu passo, confusão cerebral gravíssima.
27/08 - Dia Nacional do Psicólogo.
(futuramente o comemorarei)

"Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro."
Sigmund Freud
                                                                                                               

Escrito por: Paula Marini

6 comentários:

  1. É minha filhota, sonhos são sempre sonhos, que embora sejam sonhados pelos filhos, fazem parte de nossos sonhos também, sonhos estes que fazemos parte ajudando a concretiza-los, estarei ao seu lado no que for possível.
    Seja sempre firme em seus propósitos e se Deus quiser estarei lá na primeira fila assistindo de pé sua formatura.
    Beijos
    Sua mais que louca.
    Mamãe.

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaa, adoreiiiiii o blog tah show!!
    Ainda + começar com o q amooo psicologia!!
    Eh to vendoo q vc tb já tah amando rsrs!!
    Amiga quando vc começar a estudar, vc vai ver q a dimensão do que vc imagina ser psicologia eh totalmentee diferentee... Pode ter certeza!rs!
    Mas fica tranquila que se realmente for aquilo que vc quer com certeza vai se apaixonar + aindaa!! Faço das palavras de uma professora que tive no 1º período rs!Aliás todos praticamente dizem a mesma coisa quando entramos rs! Eh vem logo a pergunta o que é psicologia pra vc?Pq escolheuu essa profissão?!rsrs!!Com o tempo vc vai aperfeiçoando melhor a sua resposta rs! Eh vai fkar maravilhadaaa com as diversas áreas que vc poderá atuar...Ainda to tentando decifrar a minha rsss!

    Amiga uma das coisas que vc vai mudar o seu pensamento(tem q mudar para ser psicologo) vai ser esse:

    "... E esse é o mais gostoso, eu não quero me entender, aliás, eu não preciso me entender, eu quero é ajudar o ser humano a sair de seus próprios labirintos..."

    NÃO PODEMOS SE PSICÓLOGO SE NÃO NOS ENTENDEMOS!!
    Uma das coisas que o psicólogo tb precisa de uma acompanhamento profissional...
    Eh sabe se auto-avaliar tb é importante!!

    A Psicologia com suas técnicas científicas pode realmente ajudar as pessoas a viverem melhor, pois o objetivo maior é o autoconhecimento. É preciso deixar claro que quando se procura um profissional, ele não está lá para dar conselhos, julgar, dizer se você está certo ou errado, mas sim para pensar junto e ajudá-lo a chegar na essência de quem você realmente é.

    Se vc não se conhece como irá ajudar alguém?!


    Ameiiiiiiii seu cantinhooo!!!
    Bjkssssssssss!

    ResponderExcluir
  3. Obs: ADOREII O TEXTOO!!!
    JÁ ENTROU NO ESPÍRITO DA PSICOLOGIA!!
    TIRANDO A PARTE DE SE CONHECER NEH AMIGA?!
    TEM Q SE CONHECER TB RSRS!
    FICOUU ÓTIMOO AMEI MESMO!!PARABÉNS!!
    AHH PODE DEIXAR QUE VOU PASSAR AQUII PRA
    COMENTAR!;D

    ResponderExcluir
  4. Então, Psicologia não é só ficar conversando com as pessoas e sim tentar fazer com que a pessoa possa olhar o mundo em sua volta do jeito diferente.
    Paula Caroline, se é isso que a senhorita deseja, será isso que você TENTARÁ conquistar no futuro, ser UMA piscóloga! Então, nunca desista desse sonho, DOS SEUS SONHOS, então, corra atrás, estude, (olha quem falando para estudar... rs) Faça que o seu sonho se torne realidade!

    Enfim, agora falando sobre o texto. Gostei muito, você tem o DOM de escrever, muito bom o texto! Continue assim que você vai longe. Ahhh, como você escreve bem, que tal você fazer um faculdade de Psicologia e Letras? A senhorita, se encaixaria muito bem em Letras, mas enfim, quem sou eu para tentar trocar o seu SONHO! rs

    Por fim, ENGENHARIA MECÂNICA É O PODER! \o/ rs

    obs.: Não sou muito de ficar comentando em Blogs! rs

    ResponderExcluir
  5. Para mim, psicólogos fazem isso para se entenderem melhor. Mas "aceitarei essa explicação". Todas as pessoas tem suas frustrações , medos, inseguranças... Eu tenho. Mas penso, hoje em dia, que se tivermos medo, insegurança, frustração demais nós não viveremos. Nada contra quem procura ajuda profissional para suas questões, só fico triste pois eu acho que são pessoas que escondem o que sentem atrás de figuras frias, inatingíveis, fortes e pessimistas desnecessariamente, somente para se "proteger". As vezes elas não tiveram a chance de ter um(s) amigo(s) também, não qualquer um, mas aquele(s) amigo(s) que te completa(m) e fazem do nosso mundo um lugar feliz onde podemos sobreviver. Graças à Deus tenho os meus, que são muito importantes para mim. Como amigo eu não só compartilho minhas dores e alegrias como também deixo com que eles compartilhem isso comigo. Mas ao ler esse texto me indaguei uma coisa que vou compartilhar... Ajudar aos outros a se encontrarem por si mesmo é algo muito nobre, mas quem será nobre com o profissional. Ele tem um outro profissional a seu dispor. Como ele lida com as ligações entre ele e o paciente. Ele veste algum tipo de armadura impenetrável. Como é o convívio dele com amigos, se os tem. E como ele lida consigo mesmo ao os diversos problemas que diversas pessoas tem. Indago isso pois todos precisão de ajuda, pelo menos acredito nisso.

    ResponderExcluir
  6. olá!!!!
    Me alegro muito com essa descrisão de uma cadeira academica, que parece mais a descrisão de um coração que não dseja se limitar em si, mas que se perder num Outro, gastando suas forças para que algo de novo aconteça numa realidade tão monótona!!!! Isso se chama numa liguagem mais acessivel de Amor!!!!
    Que quando se tem Ele, o Amor, tudo que se faz ganha traços de poesia e, ao mesmo tempo, uma força de transformação inigualavél!!!!
    Fica na Paz!!!!

    Sem. Rodrigo

    ResponderExcluir