quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Preciosa.


Preconceito, definição popular = opinião sem conhecimento.
Preconceito, definição de dicionário = é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminação/discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos".

Vejo brancas, loiras, morenas, ruivas, mas não me encaixo a nenhum desses grupos totalmente. A miscigenação das raças já foi aceitada por aqui, mas sua estética marcada em carne e osso não!
Certa vez, sentada em um banquinho observava uma menina que se escondia em uma capa de ferro. Ao meu ver a menina era linda, morena, cabelos longos e lisos mais parecia que tinha vindo de alguma tribo, tinha um jeitinho de índia! Estava sentada sozinha, olhando a árvore e escutando cada detalhe do canto dos passarinhos, seus olhos brilharam quando viu um gatinho se aproximando, com ternura passou a mão em seus pêlos e ele a retribuiu com uma lambida gostosa em suas mãos e ela pode perceber naquele momento que alguém se importava com ela.
De longe mesmo sem saber de sua vida, eu já sabia o porque de sua solidão...sabia? Refletia naquela cena coisas que presenciava no passado e que até hoje pairam sobre minha mente confusa. Rosto lindo e sorriso encantador, mas não tinha uma "fôrma" corporal que agradasse a quem a olhasse, gordinha? Cheinha? Obesa? Não sei julgar essas coisas, só sei de uma coisa...É HUMANA! Carne, osso e coração. Ah sim, coração...coisa que quase ninguém pensa na hora de conhecer o outro, o que importa é o que se vê externamente, preconceito bobo!
Por um momento essa menina me encarou e conseguiu desabafar cada tristeza em um simples olhar...que me dizia: "Tia, me tira daqui, tô sufocada". Me sufocou! Saí correndo, sem olhar para os lados, de imediato coloquei minhas mãos em meus ouvidos para não ter que escutar nenhum grito, estava num dejavú de lembranças.
Ah aquela menina preciosa...ela queria amigos, namorado talvez, trabalho, que não se importasse com o que ela tem por fora, mas que dessem valor ao que ela carrega dentro do peito e ao imenso talento que tem.
Corri por algumas vielas até meus pés não responderem mais meus comandos...parei no primeiro fecho de luz, mas não enxergava nada queria me encontrar para tentar entender o que estava acontecendo, mas meu lugar é na escuridão e é só lá que encontro meus medos, desejos, tristezas, alegrias, mágoas, tudo guardado num vácuo interminável, meu!
Quando dei mais um passo (não mais com meus ouvidos tampados), ouvi uma voz me chamando, tentei olhar pra frente e consegui ver um banquinho, lá estava ela, linda, me estendendo a mão e me oferecendo ajuda. Agora eu era a vítima, e ela se culpando por ter me feito lembrar. Fui ao seu encontro, ela me abraçou e deu pra ver em seus olhos toda a esperança de mudança para mim, e disse: "Tia é assim mesmo, eles não tem culpa. Esse estereótipo foi imposto há tempos, o que nos cabe agora é fazer a diferença. Qual seria a graça de sermos todas iguais?". Choque!! Ela via ponto positivo em ser assim, que lição!! Na verdade essa garota não era uma estranha, eu a conhecia muito bem, era...

"Você é bonita não importa o que eles dizem,palavras não vão te fazer cair.
Você é bonita em todos os sentidos. Sim, palavras não vão te fazer cair
Então não me faça cair hoje..."
(Beautiful - Christina Aguilera)

"A cada sopro de maldade que nos assombra inevitávelmente nos transformamos em pequenos indefesos."

Escrito por: Paula Marini

4 comentários:

  1. Texto fantástico. Na minha humilde opinião todos somos preconceituosos com alguma coisa, as vezes nem percebemos e todos somos alvo de preconceito também!Uma coisa é assumir q temos preconceitos pra lutar contra o q sofremos e a outra é fingirmos q não temos ! Adorei o texto! Ahh e a menina é mt linda sim!rsrs
    Rômulo

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo esse texto/desabafo.
    Tem muito haver com o que muitos passam.
    Mas muitas vezes há pessoas que vêem além da carne, do externo, que querem se aproximar, mas muitas pessoas não acreditam que existam. E por medo do preconceito, as vezes, tentam manter distancia para não sofrerem. Acho chato, pois devemos ter fé de que a qual quer momento algo grandiosamente novo e bom pode acontecer. De alguma forma, por algum motivo, alguém significativo para nós pode aparecer para inibir esses sentimentos, esses estereótipos que nos diminuem. Para fazer nossa vida melhor, feliz. (obs:tem haver com o post em questão?)

    ResponderExcluir
  3. Hoje, o preconceito está na MENTALIDADE de cada um. Pegaremos um exemplo da minha escola. Estava eu um dia no bosque (Local onde é rodeado de árvores) com os amigos e num certo momento, um amigo me chama e fala, "olha aquele casal ali", olhei e vi uma menina bonita e um menino "feio" (todos da mesa disseram isso, por isso que o meu amigo me chamou) e queriam me falar "Caraca, que absurdo... menina LINDA "saindo/namorando" um rapaz feio". Aí, chega eu, vendo da situação e digo, "Fulano, essa menina, com certeza ABSOLUTA, ela não olhou a beleza e sim o coração/interior dele, e hoje isso falta muito na vida de vocês, o preconceito está tomando conta do seu ser." E nada hoje, o PRECONCEITO está ESPALHADÍSSIMO por aí. Então, Senhorita, Paula C. Marini P., o texto relata MUITÍSSIMO bem esse "preconceito" de hoje em dia. Gostei bastante, não é atoa que mandei mensagem às 1:22 da Manhã de Quinta-Feira, elogiando o texto! rsrs

    E deixo uma pergunta: Será as pessoas que irão ler o texto, deixará de ser preconceituosas? Será que a beleza irá falar mais que o coração?

    Isso irá depender de cada um!!!


    obs.: Voltando a repetir, faça duas faculdades, uma de Psicologia e a outra de LETRA. A senhorita, dá para uma boa ESCRITORA e tenho DITO!

    Beijos,
    S.

    ResponderExcluir
  4. Amiga, adorei o texto...
    Infeliz é aquele que enxergaa e julga
    o exterior...Pois perde algoo que se tem
    de melhor a belezaa que se constroe dentro de si. Ahh e isso ng compraa!!

    "...Aquelas coisas tão especiais e essenciais
    que só podem ser vistas quando abrimos os olhos
    do nosso coração e da nossa alma.

    É quando vemos através das aparências
    e penetramos no eu de cada pessoa que
    percebemos as riquezas que se escondem,
    que as conhecemos verdadeiramente.

    Aprendemos com a vida que as aparências
    não somente enganam ou
    criam idéias falsas e preconceitos,
    mas que com o tempo elas se apagam.

    A beleza exterior não é eterna."

    Bjkssssssss

    ResponderExcluir