quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Agora? Já passou!

Oportunidade: Qualidade do que é oportuno; ensejo; ocasião favorável.

E dessa vez céu azul, ventinho de fim de tarde e ... angústia no coração.
Na lama de meus pensamentos me entrego a razão, que não me leva a lugares altos, só a momentos sem sentimentos. 
Olhando para minhas mãos abertas eu via minha pequenina sementinha, a encontrei perdida numa madrugada...estava meio ressecada caída em uma das vielas. Eu a olhava e me perguntava o que eu poderia fazer com ela ... Plantar? Jogar fora? Simplesmente deixar no meu banquinho? Não sabia o que fazer com tão grande experimento, afinal já fazia um tempo que não cultivava nada, já havia até desaprendido.
Nossa ... parecia uma decisão tão simples, mas a dúvida pairava sobre meus neurônios cansados.
Se eu plantasse poderia me apegar demais, ou então não cuidar do jeito que deveria. Então decidi jogar fora, mas quando a taquei no meio do nada ela misteriosamente veio parar em cima do meu banquinho, fiquei assustada, mas percebi o quanto ela queria ficar comigo, e que eu pelo menos tentasse cuidar dela, mas que eu não deixasse ela morrer sem pelo menos ter a chance de viver.
Guardei ela por um tempo, dias eu achava que tinha que plantar e arriscar, dias eu achava que era melhor me desfazer logo, dar pra alguém sei lá, antes que ela sofresse mais ainda.
Pensei, pensei, pensei, e ela acabou sumindo. Não estava no meu banquinho, nem na minha árvore, mas não saía da loucura de meus pensamentos. E percebi o quanto aquela companhia de tão simples semente me fazia bem. Apagava do meu peito a minha solidão, pode ser estranho, mas me dava carinho e ocupava a minha mente com coisas sadias, quando só o que eu não queria pensar me vinha ao pensamento. Procurei muito, e não encontrei...
Então, certo dia caminhando, vi uma flor diferente num jardim vizinho. Olhei para aquela flor e me hipnotizei, não conseguia nem andar de tão magnifica que era. Passei a mão nela e senti seu cheiro espetacular, que me lembrava alguma coisa. Sim, era ela, minha sementinha. Minha não! Agora já pertencia a outra pessoa, que com certeza jamais me devolveria ela, e de certa forma com razão.
As oportunidades nos são dadas, quando não aproveitamos outra pessoa aproveita por nós.
É, percebi o quanto a razão me manipulava e o meu coração se calava, lamentável mas pura realidade.
De volta ao meu banquinho, a única coisa que pensava era em minha semente ... que não era mais minha, e que mesmo que tivesse opção de mudar de jardim, não seria o meu que ela habitaria.


"Toda forma de aprendizagem é válida. Mesmo que seja cruel, e te ponha de pé na realidade pisando em pregos."

Escrito por: Paula Marini

Um comentário:

  1. NÃO PRECISEI LER VÁRIAS LINHAS PARA SABER DE QUEM ESTAVAS FALANDO, REALMENTE ELE ERA ÚNICO E SE PARARMOS PARA FALAR DE SUA IRREVERÊNCIA QUEM CONVIVEU COM ELE NOS BECOS DE SUA VIDA SABE O QUANTO ERA ESPECIAL SEM SER ESPECIAL, ERA UM LEIGO EM MUITOS ASSUNTOS AOS OLHOS DE OUTROS, MAIS ERA UM SÁBIO COMO NUNCA VI AOS OLHOS DE QUEM O CONHECIA, REALMENTE O TEMPO NÃO APAGA O QUE PASSOU EM NOSSA VIDA, ELE SÓ AMENIZA A DOR A SOLIDÃO EM MEIO DE MULTIDÕES, PORQUE QUEM PASSA, NÃO PASSA DOS NOSSOS PENSAMETOS, E COMO ELE PASSA, MOMENTOS EM MOMENTOS ME LEMBRO DELE E ACHO QUE VOCÊ CONSEGUE LER ISSO NOS MEUS OLHOS E REALMENTE A DOR VEM, A DOR DA SAUDADE, A DOR DA OMISSSÃO DE NÃO TER SUSSURRADO EM SEUS OUVIDOS TE AMO, TENHO ORGULHO DE SER U FRUTO SEU, OBRIGADA PELA MINHA EXISTÊNCIA, O QUE SERIA DE MIM SEU O SEU APOIO, SEM O SEU ACALANTO, SEM O SEU ENCANTO, MAIS NÃO DEIXOU DE SER UM APRENDIZADO PARA NÃO COMETERMOS OS MESMOS ERROS COM NOSSOS IGUAIS QUE CAMINHAM E ENCONTRAM ACONCHEGO EM NOSSOS BECOS, QUE CHEGAM DE MANSINHO PARA FICAR, QUE CRIAM RAIZES E NÓS FAZEM FORTES PARA SUPORTARMOS AS TEMPESTADES DA VIDA, CADA UM COM SUAS QUALIDADES MIL DIVERGENCIADAS, DIFERENTES DA DELE, MEU ETERNO E GRANDE GURU, QUE FICARÁ PARA SEMPRE NA MINHA LEMBRANÇA. AINDA ME PEGO NO MEIO DAS MINHAS TEMPESTADES PEDINDO SEU AUXILIO, SUA CORAGEM, SUA INTELIGÊNCIA, SUA HONESTIDADE, SUA INTEGRIDADE E ..., FAZER O QUE O CICLO DA VIDA É ÚNICO PARA TODOS NÓS E ACABA SEM PEDIR LICENÇA E NÃO PODEMOS QUESTIONAR ESTE CICLO, MUITO OBRIGADA POR LEMBRAR DELE COM DOCES E VERDADEIRAS PALAVRAS E POR FAZER PARTE DESTE CONTEXTO E PODER DIZER PRA VOCÊ SE PUDESSE COM LETRAS GARRAFASOU GRITAR PARA O MUNDO OUVIR QUE TE AMOOOOOOOOO MINHA FILHA QUERIDA,ÉIS UM MILAGRE VIVO EM MINHA VIDA, E AGRADEÇO A DEUS POR PODER FAZER, FALAR, GRITAR E VOCÊ OUVIR E ESTAR E FAZER PARTE DO MEU BECO DO SEU BECO E PORQUE NÃO DIZER DO MESMO BECO.
    BEIJO NO CORAÇÃO

    ResponderExcluir